Esculturas de argila produzidas pelo artista pernambucano Manuel Eudócio. Foto de Marco Antônio Sá, 2013

Em todo o brasil, diversos artistas retratam aspectos do cotidiano em sua arte. esses artistas, muitas vezes, aprendem o ofício artístico que exercem ao observar o trabalho de artistas mais velhos que atuam com seus “MESTRES”. Classificada como popular, a arte produzida por muitos desses artistas revela a representação simples e autêntica da maneira como eles enxergam o mundo ao seu redor.

UMA ARTE FIGURATIVA

A obra retratada na página acima é de autoria de Manuel Eudócio Rodrigues (1931), artista popular de Pernambuco.

Em suas obras, Manuel Eudócio aborda temas que retratam diferentes aspectos da vida e do cotidiano de homens e mulheres nordestinos. Na obra retratada na página anterior, por exemplo, ele retratou a festa do boi, uma das mais características manifestações culturais das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A produção de Manuel Eudócio é classificada como arte figurativa, pois se caracteriza pela representação de formas reconhecíveis por quem a observa.

Esculturas de argila prodizidas por Manuel Eudócio. Foto de Marco Antônio Sá, 2013.

Manuel Eudócio modelando peças em argila. Caruaru, Pernambuco, 2012. Foto de Marco Antônio de Sá, 2012.

Para crias suas próprias peças, Manuel Eudócio observa cenas do cotidiano, as modela em argila e as cozinha em um forno a lenha. Posteriormente, as peças são pintadas com tinta a óleo. Como você pode observar nas obras de Manuel Eudócio, para retratar o universo a sua volta, o artista produz “conjuntos” ou “grupos”. Essa característica de sua obra possivelmente, Manuel Eudócio herdou de Vitalino Pereira dos Santos (1909 – 1963), o Mestre Vitalino, de quem foi discípulo.

CONJUNTO DE ESCULTURA FIGURATIVA. Vamos experimentar juntos a técnica da modelagem para fazer bonecos de pessoas, animais, casas e carros. SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA ESSA ATIVIDADE: massinha de modelar ou argila para fazer a modelagem, jornal ou saco de lixo para forrar a mesa.

TIRE 2 FOTOS DURANTE O PROCESSO DE CRIAÇÂO E TIRE 1 FOTO DO RESULTADO FINAL DA ATIVIDADE. ENCAMINHE AS FOTOS COM O NOME DO ALUNO E TURMA QUE ESTUDA PARA O PROFESSOR DE ARTE VIA WHATTS APP OU OUTRO CANAL QUE A ESCOLA ADOTOU PARA A REALIZAÇÃO E DEVOLUTIVAS DAS ATIVIDADES.

Deixe um comentário