Introdução

Neste mês de Julho de 2020 vamos iniciar os nossos estudos sobre música, percepção de sons e rítmos.

Público: G4, G5 , 1º, 2º, 3º e 4º anos

Objetivo

Identificação dos sons corporais e ambientais.

Materiais

  • – Seu corpo;
  • – Um ambiente com sons;

Atividade passo a passo

  1. A ideia é perceber os sons do corpo: bata palmas, bata os pés em vários locais da
    sua casa e perceba a diferença da altura do som e se o som fica “diferente”.
  2. Agora você vai perceber o som do lugar que está, você e seus pais ou familiares
    fechem os olhos por 1 minuto e perceba os sons.
  3. Perceba quais são são da natureza (árvores, animais, vento, água), quais sons do
    ambiente são de carro, pessoas, avião, barulhos da rua e etc.
  4. Converse com seus familiares sobre o que percebeu, quais sons foram mais
    marcantes, se ouviu algum som que ninguém ouviu.
  5. Escreva em um papel os sons da natureza e do ambiente que você ouviu.
  6. Envie suas anotações sobre como foi a atividade, o que sentiu e percebeu, o que
    achou e etc., por e-mail ( aulasdeartegilmarinho@gmail.com ) ou pela Plataforma do Saber.

Vídeo Aula

PodCast

Conclusão

Os sons estão presentes em nossa vida, perceber o som é estar aberto(a) a conhecer um universo musical que nos cerca, a música como os sons do ambiente necessita de sensibilidade para ser apreciada e percebida no ambiente, a Mãe Natureza é uma fonte inesgotável de música.

Deixe um comentário