Introdução

A música é formada por vozes (cantadas), melodias (notas instrumentais) e ritmos (batidas e percussão), então hoje vamos conhecer um poucos os instrumentos musicais mais comuns nas músicas do dia a dia.

Público: G4, G5 , 1º, 2º, 3º e 4º anos

Objetivo

Conhecer alguns instrumentos musicais mais famosos.

Os instrumentos

Aula 4 - Instrumentos musicaisGuitarra: O substantivo guitarra refere-se a uma série de instrumentos de cordas
dedilhada, que possuem geralmente de 6 a 12 cordas tensionadas ao longo do
instrumento e possuem um corpo com formato aproximado de um 8 (embora também
existam em diversos outros formatos), além de um braço, sobre o qual as cordas
passam, permitindo ao executante controlar a altura da nota produzida. Existem
versões acústicas, que possuem caixa de ressonância e elétricas, que podem ou não
possuir caixa de ressonância (ver: guitarra semiacústica), mas utilizam captadores e
amplificadores para aumentar a intensidade sonora do instrumento.

Aula 4 - Instrumentos musicaisViolão: A guitarra clássica (conhecida no Brasil como violão ) é uma guitarra acústica
com cordas de nylon, aço ou tendões de animais, concebida inicialmente para a
interpretação de peças de música erudita. O corpo é oco e chato, em forma de oito, e
feito de várias madeiras diferentes. O braço possui trastes que a tornam um
instrumento temperado. As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas
há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo,
com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão/viola.

Aula 4 - Instrumentos musicaisBaixo: O baixo ou contrabaixo, também conhecido como guitarra baixo ou mesmo viola
baixo em Portugal, é um instrumento musical que apresenta características harmônicas
e melódicas, responsável, dentre outras funções, por fazer a ligação entre instrumentos
harmônicos e melódicos (guitarra, violão, teclado/piano, saxofone) com os instrumentos
percussivos (bateria, percussão). Pode ser acústico ou elétrico.

Aula 4 - Instrumentos musicaisBateria: A bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de
pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percutidos por um
único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas,
vassourinhas ou bilros, embora, em alguns casos, certos executantes possam também
usar as próprias mãos nuas para percutir o instrumento em questão.

Aula 4 - Instrumentos musicaisPiano: Piano, apócope derivado do italiano pianoforte, é um instrumento musical de
cordas percussivas, segundo o sistema de classificação de Hornbostel-Sachs.Para a
produção do som, cada tecla (peça de madeira), ao ser percutida, aciona um único
martelo (peça de madeira recoberta por material macio, geralmente o feltro) que, então,
toca nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou de metal.

Aula 4 - Instrumentos musicaisViolino: O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas
friccionadas. Foi inventado por Gasparo de Salò, um italiano que viveu entre os anos
1540 e 1609. O termo “violino” foi introduzido na língua portuguesa no século XX. Até
então, a designação do instrumento era rabeca, palavra que ainda se utiliza em muitos
lugares.

Aula 4 - Instrumentos musicaisTeclado: O teclado é um instrumento musical de teclas temperado, no qual se
executam melodias e notas, formando uma harmonia. É composto por um conjunto de
teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons.
Alguém que toque teclado chama-se teclista (português europeu) ou tecladista
(português brasileiro). O número de teclas pretas e brancas nos teclados atuais podem
variar de acordo com o fabricante. Por padrão, os teclados arranjadores da Yamaha e
da Casio vem com 61 teclas, (36 brancas e 25 pretas).O dia do tecladista é
comemorado no dia 30 de abril, na mesma data em que se comemora o dia do pianista
e o dia do Jazz.

Aula 4 - Instrumentos musicaisAcordeão: O acordeão, no Brasil também chamado popularmente sanfona e gaita, é
um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, palhetas
livres e duas caixas harmónicas de madeira. É um instrumento de tecla.

Aula 4 - Instrumentos musicaisPercussão: Instrumento de percussão é um instrumento musical cujo som é obtido
através de: impacto (percussão), raspagem ou agitação, com o auxílio de baquetas.
Das formas de classificação de instrumentos musicais, esta é a menos precisa, devido
a maior parte destes possuírem altura indeterminada (ou seja, não podem ser
precisamente afinados). Esta categoria possui a maior parte dos instrumentos, que são
utilizados primordialmente com função rítmica, como é o caso da maior parte dos
tambores, o triângulo e os pratos. Os instrumentos de percussão de altura definida,
como os xilofones podem ser utilizados com função melódica e harmônica.

Aula 4 - Instrumentos musicaisTrompete: O trompete é um instrumento musical de sopro, da família dos metais (o
trompete é o que produz o som mais agudo da família), caracterizado por instrumentos
de bocal, geralmente fabricados de metal. Também faz parte o pistão (pistom, por
metonímia) é o sítio onde os trompetistas carregam para fazer um derivado de sons
com o mesmo. Quem toca o trompete é chamado de trompetista.

Aula 4 - Instrumentos musicaisSaxofone: Saxofone, também conhecido popularmente como sax, é um instrumento de
sopro patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de
instrumentos, que viveu na França no século XIX. Os saxofones são instrumentos
transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou
nota de efeito). A maior parte dos saxofones são em Si♭ (como o saxofone tenor) ou
em Mi♭(como o saxofone alto e o barítono).

Aula 4 - Instrumentos musicaisTrombone: O trombone é um aerofone da família dos metais cuja invenção remonta ao século XV. Seu nome deriva do italiano e significa trompete grande. É mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba e, não sendo um instrumento transpositor, tem sua notação na clave de fá – para as regiões grave e média da tessitura – e clave de dó na quarta ou terceira linha – para os médios e agudos. Eventualmente, especialmente na
composição francesa e para a região aguda, o trombone tem sua notação em clave de sol.

Fonte: Wikipédia

Materiais

  • Sua percepção musical e de outros;
  • Internet ou YouTube para pesquisar;
  • Caderno e lápis para anotar;

Atividade passo a passo

*Atenção! Peça ajuda de um adulto(a).
* No caso das crianças do G4 e G5 é legal a família mostrar vídeos destes instrumentos sendo tocados para elas se acostumarem com o som e o formato deles. 

  1. Quais instrumentos você conhecia? Onde conheceu?
  2. Onde conheceu?
  3.  Pesquise com pessoas ou no YouTube e Google sobre 3 instrumentos que você não conhece;
  4.  Escreva sobre o que achou destes 3 instrumentos pesquisados;
  5. Envie suas anotações sobre como foi a atividade, o que sentiu e percebeu, o que achou e etc., pela Plataforma do Saber ou pelo email: aulasdeartegilmarinho@gmail.com

Vídeo Aula

PodCast

Conclusão

Instrumentos musicais estão presentes em nossas vidas pela TV, rádio,
Internet e eventos diversos, conhecer alguns detalhes sobre eles é importante para ampliar a nossa noção desta maravilhosa arte que é a música.

Deixe um comentário