Paul Klee – The Saint of Inner Light – 1921

 

MONOTIPIA COM PAUL KLEE

Paul Klee (1879-1940) foi um pintor suíço, naturalizado alemão, considerado um dos artistas mais originais do movimento expressionista do início do século XX. Em 1911, associou-se ao grupo artístico e literário “O Cavaleiro Azul”, formado por Franz Marc, Wassily Kandinsky, entre outros. Klee foi considerado o pai da pintura abstrata, oscilando entre o expressionismo e o surrealismo. Admiravelmente criativo em seus métodos e técnicas, Klee trabalhou com vários materiais diferentes – tinta a óleo, aquarela, tinta preta, rascunho, e outros. Entre as técnicas utilizadas em suas pesquisas, o artista fez uso da Monotipia.

A monotipia é uma técnica de impressão parecida com a aplicação de um carimbo. Escolhemos um desenho, aplicamos com tinta sobre uma placa lisa e em seguida colocamos o papel sobre este desenho de maneira que o desenho que fizemos na placa seja transferido para o papel. Apesar do próprio nome esclarecer, mono (único) e tipia (impressão), em alguns casos é possível conseguir mais de uma cópia, embora cada vez mais leve, mais clara.

Observe a imagem a seguir:

Paul Klee – Pai e Filha

Após observar, vamos pensar a respeito da imagem:

  • Que tipo de traços ou linhas o artista usa para compor a imagem?
  • São linhas inteiras, longas, finas, grossas?
  • Quantas cores o artista usa, e quais são elas?
  • O desenho tem muitos detalhes ou formas mais simples?
Agora é a nossa vez de fazer uma Monotipia, vamos lá?!

Para fazer a Monotipia nós vamos precisar de:

  • Uma placa lisa que pode ser de acrílico, acetato (como aquelas placas usadas em raios x), bandeja de isopor lisa, plástico de sacolinha de supermercado desde que seja bem esticadinho, você pode prender com fita adesiva;
  • Tinta guache das cores que você preferir;
  • Pincéis de tamanhos variados ou mesmo um pincel apenas;
  • Folha de sulfite

Organize o material em uma mesa de maneira a facilitar o processo de impressão, vale lembrar que a monotipia é um processo em que a tinta guache pode secar muito rápido, então você precisa ser ágil.

Uma boa dica é fazer um desenho simples, pense em quais cores você quer utilizar neste desenho, e assim que terminar de fazer o desenho na placa pressione o papel sobre o desenho feito, passe a mão sobre a folha de maneira que o papel absorva a tinta da placa e retire com cuidado o papel.

Pronto! Está feita sua monotipia! Agora é só expor em alguma parede, prenda com fita adesiva.

Caso você tenha dúvidas de como fazer a Monotipia, no youtube tem alguns exemplos de como fazer, segue aqui uma dicas de vídeo para você acompanhar:

https://www.youtube.com/watch?v=gqytxU3qTvk&feature=youtu.be

 

 

Deixe um comentário