Vamos falar de cinema!

Chamamos de cinema a tecnologia que reproduz fotogramas de forma rápida e consecutiva criando a chamada “ilusão de movimento”, ou seja, a percepção visual de assistir imagens que se movem.

Podemos explicar como vemos as imagens em movimento pela teoria da “persistência retiniana”, você já ouviu falar desse estudo?

Essa teoria explica que a retina humana retém a imagem de um objeto por instantes após seu desaparecimento do campo de visão. Se as imagens se sucederem num intervalo bem curto, o olho interpreta a sequência como se fosse uma imagem em movimento.

Cavalo galopando. No total, são 628 tomadas fotográficas tiradas em 24 quadros por segundo pelo fotógrafo Eadweard Muybridge (1830-1904)

Existem algumas engenhocas que antecederam o cinema, que eram modos que as pessoas inventavam para ver as imagens em movimento. Uma dessas engenhocas é o Taumatrópio, que vamos fazer a seguir.

Vamos precisar de:

  • Uma folha de papel cartão branco, ou outro que seja firme;
  • Cola, barbante, tesoura, canetas coloridas ou lápis de cor, uma tampa redonda com mais ou menos 10cm, pode ser um copo de plástico que você tenha em casa.

Coloque o copo sobre o papel e com o lápis desenhe toda a volta do copo, segurando firme para não sair do lugar, faça isso duas vezes.

Recorte os dois círculos e em cada um faça um desenho, lembre-se que os desenhos tem que se encaixar. Para dar certo um dos desenhos deve ser posicionado de cabeça para baixo como no exemplo a seguir, você pode furar as laterais antes de colar os círculos ou depois.

Depois de unir os dois círculos, amarre um barbante nas laterais, você vai usar esse barbante para girar o desenho, tente usar um barbante mais grosso, para facilitar na hora de girar.

Agora é só girar sua engenhoca e ver as duas imagens virarem uma!

Aproveite para assistir um bom filme!

 

Se você ficou com alguma dúvida segue um link de um vídeo no youtube que explica também como fazer:

https://www.youtube.com/watch?v=INDqKOtwJdY

 

Dica de filmes:

Jack e a Mecânica do Coração

A Bailarina

A Invenção de Hugo Cabret

3 Comments

  • Postado 4 de junho de 2020 21:57 0Likes
    Por Marilene

    Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. 🥰

  • Postado 5 de junho de 2020 01:58 0Likes
    Por Gil Marinho

    Xica, que trabalho maravilhoso! Amei e vou copiar em minhas aulas! 🙂

Deixe um comentário