Introdução

Você já ouviu falar co “CABULETÊ” ? O instrumento original  é uma pequena caixa de ressonância, com couro dos dois lados e um pequeno cabo. Quando o instrumento é girado, o couro é percutido por duas pequenas sementes que saem das suas laterais, penduradas por um barbante.
A origem do cabuletê ainda é um grande mistério. Pesquisadores se dividem entre a origem africana e a provável origem asiática ou oriental.
No Brasil, o cabuletê foi introduzido pelos rituais religiosos africanos. Conta-se que no tempo da escravidão, os negros, quando desbravavam as matas, caminhavam tocando esse instrumento afim de espantar os animais selvagens.(Fonte: www.pontosolidario.org.br)

Objetivos:

  • (EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
  • (EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Atividade:

  • a partir de recursos recicláveis como cordão, papel, e tampas elaborar a construção do instrumento;
  • o passo a passo da aula se encontra no vídeo a seguir;

Deixe um comentário