ARTE EM CASA – 5º ANO – Teatro

Vamos brincar de mimica?

Hoje vamos ver formas de nos comunicar sem palavras! Usando o corpo e a imaginação nós conseguimos criar um mundo mágico e muito divertido!

Para isso vamos entrar no mundo do Teatro gestual!

Você sabe o que é a mimica?

A mímica é uma forma de expressão na qual são utilizados gestos, movimentos corporais e mudanças de fisionomia muito expressivos sem a utilização da fala e conseguindo expor ideias e situações. Sua história começa no teatro da antiga Grécia e se prolonga até os dias de hoje.

A mímica é utilizada como forma de diversão e como expressão artística pelos mímicos.

Como diversão existem diversas brincadeiras e jogos onde uma ou mais pessoas fazem mímica para que os outros descubram alguma ideia, palavra ou termo previamente escolhido.

História

Segundo os gregos, existia uma deusa que estava diretamente relacionada à mímica, a Polímnia. Sua manifestação vem daqueles tempos, sendo utilizado no Teatro de Dionísio, em Atenas. Ela continuou a se desenvolver durante o Império romano, mas com seu fim os teatros foram fechados e proibidos durante a Idade Média.

Pantomima

A pantomima é um gênero dentro da Arte da Mímica, tão popular que muitas vezes gera confusão e identificação com o conceito da Mímica. Foi predominante no século XIX e o francês Jean Gaspard Debureau foi a sua maior referência.

Na pantomima, o ator é silencioso, com rosto pintado de branco, luvas, executando ilusões no espaço, normalmente com caráter cômico. Mãos e rosto são os pontos centrais da expressão. Seu mais popular artista é Marcel Marceau e no cinema temos o grande Charles Chaplin!

Assista agora, alguns exemplos muito engraçados de apresentação de Pantomima:

Mime – ET the Mime – The Car

O artista ET The Mime gosta de convidar seu publico para participar das mimicas de sua apresentação!

Mímicas rápidas, veja algumas ilusões de mimica criada pelo artista Evandro Heringer.

Atividade 1

Após ver os vídeos acima, tente imitar os artistas com seus gestos e expressões. Agora crie suas próprias mimicas com os seguintes temas:

  • Preparando um bolo
  • Andando de Bicicleta
  • Plantando uma semente de arvore mágica.

Lembre-se, na mimica a gente usa apenas os gestos e movimentos para transmitir nossa mensagem. Pratique várias vezes e pergunte para as pessoas o que elas entenderam!

Agora, grave um vídeo de no máximo 30 segundos com você fazendo uma mimica!

Atividade 2

A mimica é uma forma divertida de brincar em família! Junte todo mundo, escolha um tema: pode ser nomes de filmes, lugares, objetos ou animais!

1 – Escreva os temas em pedacinhos de papel e coloque dentro de um jarro ou saquinho.

2- Uma pessoa escolhe um papel no jarro e sem mostrar para ninguém, cria movimentos para que as pessoas tentem adivinhar o que significa a mimica!

3 – Quem acertar ganha um ponto e é o próximo que vai escolher um papel para fazer a sua mimica! Boa diversão!

Atividade desenvolvida pelo professor Diogo Nogueira.

Deixe um comentário