Vamos desenhar com Heitor dos Prazeres.

Primeiro vamos falar um pouco sobre este grande artista que foi compositor e pintor!

Heitor dos Prazeres nasceu no Rio de Janeiro em 1898 e faleceu em 1966. Era filho de um marceneiro e clarinetista da banda da Guarda Nacional e de uma costureira, ficou órfão de pai aos 7 anos.

Heitor dos prazeres ficou conhecido no Samba por suas composições e parcerias com músicos como Cartola (1908-1980), Ismael Silva (1905-1978), Pixinguinha (1897-1973) entre outros.

“Por volta de 1937 passa a dedicar-se também à pintura, tendo alcançado em 1951 o terceiro lugar para artistas nacionais na 1ª Bienal Internacional de São Paulo, com o quadro Moenda.”

Prazeres, Heitor dos. Moenda, tela, 1951, MAC-USP

Os temas que Heitor dos Prazeres retratava em suas obras estavam ligados à sua vida, ou a coisas que ele conhecia, como por exemplo: crianças brincando, festas populares como carnaval e festas juninas, pessoas dançando, samba.

Neste vídeo abaixo temos a música “Vai saudade” de 1965, e algumas obras do artista, vamos ver e ouvir?

RODA de Samba. In ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo Itaú Cultural, 2020. Disponível em httpenciclopedia.itaucultural.org.

“Festa junina”, de Heitor dos Prazeres. 1953, osm, 49 X 47cm

Gostaram do nosso artista desta semana?

Agora vamos pensar juntos:

O que mais chama sua atenção nas obras de Heitor dos Prazeres?

Quais cores ele utiliza para pintar o céu por exemplo?

Agora nós vamos criar nossa obra. Primeiro vamos pensar em um tema, pense em algo que você gosta muito e que faz parte do seu dia a dia, ou alguma festa comemorativa popular. Depois vamos fazer um desenho no caderno de Artes, e colorir usando o material que você escolher, pode ser lápis de cor, giz de cera, guache, tinta acrílica, aquarela, você é o artista agora.

Lembre-se de primeiro fazer o desenho com lápis, observe a área total da folha, ocupe os espaços, não se preocupe com perfeição, como eu sempre digo: cada um tem seu jeito de desenhar, não tem certo ou errado. Depois me mande uma foto da sua obra, e se quiser pode tirar do caderno e pendurar na parede em casa para que todos vejam.

Gratidão sempre e Boa diversão!

Aula elaborada pela professora Xicâ G Lima da Rede Municipal de Suzano.

Pesquisa feita em RODA de Samba. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4654/roda-de-samba>. Acesso em: 02 de Jul. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

Deixe um comentário