Pensar, aprender, conhecer. 5º ano fundamental.

Linhas, formas e cores!

Paul Klee (1879-1940) foi um artista Suíço que criava suas obras de modo divertido ele dizia que “Um desenho é só uma linha passeando”. Ele era fascinado por cores vivas e formas simples: quadrados, círculos, triângulos. Vejamos:

https://www.youtube.com/watch?v=ZN0-nZaxLX0

https://www.youtube.com/watch?v=Dop3Xeo6pZo

Agora vamos levar nossas linhas para passear? Nós vamos precisar de:

  • Recortes geométricos em cartão, papelão ou algum papel mais grosso e que fique firme;
  • Lápis preto;
  • Pincel e aquarela para colorir, mas pode ser lápis de cor, giz de cera ou alguma tinta à base de água.

Primeiro faça desenhos de formas geométricas de vários tamanhos em um papelão ou papel cartão, recorte as formas. Pensando nas imagens do Paul Klee você vai desenhar em uma folha utilizando as formas que você recortou. Distribua-as em uma folha de acordo com o desenho que você imagina, e contorne as formas com o lápis. Use sua imaginação. Você pode inventar uma cidade, uma figura que pode ser humana ou não, pode criar sua obra livremente. Quando tiver desenhado em toda a folha será o momento de colorir! Lembra que o Paul Klee gostava muito das cores? Você pode colorir utilizando as cores que você gostar mais, ou que quiser combinar.  Segue aqui um link de um vídeo feito pela professora Xica, com o exemplo de como fazer, lembre-se de criar seu próprio desenho. Divirta-se!

https://www.youtube.com/watch?v=KHtyLPMnHC0

Caso você não tenha tinta você pode fazer!

Vou te dizer como: primeiro segue aqui uma lista com as cores possíveis:

  • Colorau – amarelo/laranja;
  • Casca de jabuticaba – rosa;
  • Espinafre – verde;
  • Beterraba – vermelho;
  • Pó de café – marrom.

Como fazer: o café e o colorau você precisa da ajuda de um adulto. Coloque uma xícara de água para ferver, coloque uma colher de sopa de café e deixe ferver uns minutos. Desligue e espere esfriar. Coe normalmente, e pronto, pode colocar num vidro e usar para colorir seu desenho. O colorau você pode fazer da mesma maneira.

A jabuticaba, a beterraba e o espinafre são feitos da mesma maneira que vou explicar agora. Você vai precisar de:

Uma xícara de beterraba crua, meia xícara de água. Bata no liquidificador, depois coe com um paninho para não ficar nenhum resíduo, em seguida coloque o liquido em um potinho e pode usar na sua pintura. A jabuticaba e o espinafre são feitos da mesma maneira.

Veja quais cores você vai querer usar e divirta-se com as descobertas. É importante lembrar que como são tintas naturais elas devem ser guardadas em geladeira. Também é importante usar um papel mais grosso para fazer a pintura pois a tinta é a base de água e pode acabar rasgando o papel se for muito fino.

Deixe um comentário