Objetivos:

  • Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas;
  • Valorizar a Cultura Surda e sua Língua relacionando a datilografia do nome a uma técnica artística;

O QUE É LIBRAS?

LIBRAS OU LÍNGUA DE SINAIS UTILIZA-SE DE GESTOS E SINAIS EM SUBSTITUIÇÃO À LÍNGUA QUE TODOS NÓS BEM CONHECEMOS EM NOSSAS COMUNICAÇÕES QUE É A LÍNGUA DE SONS OU ORAL.

FALAMOS EM COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA DE SINAIS POSSUI EXATAMENTE ESSE SENTIDO, OU SEJA, DE SER O MEIO DE UM GRUPO DE INDIVÍDUOS PODEREM COMUNICAR-SE, POIS É ATRAVÉS DELA QUE AS PESSOAS SURDAS TROCAM COMUNICAÇÕES ENTRE SI, E ATÉ MESMO COM AS PESSOAS QUE JÁ APRENDERAM A INTERPRETÁ-LA (texto virtual retirado do https://www.libras.com.br/o-que-e-libras).

ARTE E LIBRAS

AO ENSINAR LÍNGUA DE SINAIS NAS ESCOLAS REGULARES PROMOVEMOS NÃO APENAS UM ATO DE INCLUSÃO, MAS A POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO COM A DIVERSIDADE EXISTENTE NO MUNDO.

RELACIONAR UMA ATIVIDADE DE ARTE VISUAL COM USO DE UMA COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA COM O NOME E O USO DA DATILOGRAFIA DO MESMO, EM LIBRAS, AUXILIA O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO ALFABETO BEM COMO A CURIOSIDADE DE APRENDER MAIS E MAIS SOBRE O ASSUNTO.

ALFABETO EM LIBRAS – VAMOS APRENDER

ASSISTAO VÍDEO A SEGUIR DO CANAL: Alfabeto em LIBRAS – Projeto Inclusão em Foco – E. E. Zila Mamede

ATIVIDADE:

VAMOS INTERAGIR A LINGUAGEM DE SINAIS COM ARTE, QUE TAL SOLETRAR SEU NOME EM LIBRAS E EM SEGUIDA COMPOR O MESMO DE FORMA ARTISTICA, ASSISTA O EXEMPLO DA PROFESSORA!

Deixe um comentário